RSS

Subscribe:

Labels

sexta-feira, 16 de março de 2012

Questões e Respostas do Filme "A Guerra do Fogo"



1-      A civilização marca o surgimento das diferenças de classes sociais entre os humanos e do espírito de competição. Você acha que o homem poderia ter- se desenvolvido sem essas características? Em outras palavras, a humanidade poderia chegar ao atual estágio de desenvolvimento sem a existência da competição e das classes sociais? Descreva cenas do filme que reforcem seus argumentos.
2-      Faça uma comparação do que representou em importância para humanidade, o controle do fogo no Paleolítico, com quaisquer dos avanços tecnológicos atuais.
3-      Com os recursos do meio, o homem foi criando novos elementos que não existiam e, consequentemente, passou a transformar a natureza. Seu ambiente foi se tornando cada vez mais cultural. Cite e comente cenas do filme onde esse processo ocorre.
4-      As atividades do homem nunca foram somente materiais, mas também mentais e espirituais. De acordo com o filme, o homem do Paleolítico já apresenta manifestações dessa natureza. Exemplifique identificando cenas do filme.    
5-      Como você considera o progresso para a humanidade? É possível conciliar satisfação material com harmonia espiritual e solidariedade humana? O filme apresenta cenas que mostram esse processo grupal. Comente algumas delas.
6-      Considerando que a cultura é um processo de autoliberação progressiva do ser humano, o que o caracteriza como um ser em mutação, um ser de projeto, que se faz à medida que transcede, que ultrapassa a própria experiência, comente os elementos culturais possíveis de serem identificados no filme, comparando os estágios de evolução dos diversos clãs, e destaque as diferenças individuais perceptíveis entre os elementos de um mesmo clã.
7-      Pelo trabalho o homem se autoproduz. Tendo como base esta afirmação e o processo de trabalho mostrado pelo filme, reflita sobre como eram divididas as tarefas e os materiais coletados, sobre a vida em comunidade e sobre a produção de excedente, tecendo considerações sobre o modo de produção primitivo. 

Respostas das Questões:

 1-    As diferentes personalidades dos indivíduos contribuíram para o desenvolvimento das civilizações cujas ações influenciaram as decisões e as atitudes do Homem. A cena que justifica os argumentos acima é do momento em que o primata protagonista do filme é escolhido pelo ancião da tribo que o mesmo viaje em busca do fogo, para a manutenção do grupo.
2-    O fogo no Período Paleolítico era essencial para a vida humana e tornava extremamente necessário a corrida do Homem pela sua conquista. Hoje, podemos afirmar que a corrida do individuo para incluir-se no mundo digital, também é sinônimo de grande conquista.
3-    A cena em que o primata protagonista se encontra com objetos de cerâmica, se encontra com a aldeia da mulher, formada, porém em desenvolvimento.4-    A SOLIDARIEDADE: quando um dos três primatas que saíram em busca do fogo se machucou após o ataque do urso e ficou ferido e um deles o carregou nos ombros. O AMOR: o afeto que a mulher recebe quando estava grávida. A SOLIDÃO: quando o primata protagonista se irrita com a mulher que o deixa em direção a sua tribo de origem e sente saudades. O ARREPENDIMENTO E A RESIGNAÇÃO: o protagonista se arrepende de ter ficado indignado e mandado a mulher seguir em frente quando ela escolhe voltar para a sua tribo e segue o caminho que ela percorreu em busca dela.  A DOMESTICAÇÃO, CONFIANÇA E A ESPIRITUALIDADE: o momento em que diante do perigo do ataque de um mamute, o primata, influenciado pela mulher, inicia a tentativa da domesticação, obtém sucesso e em seguida, o animal sai em disparada ao ataque dos primatas canibais que perseguiam os primatas que o acabará de conquistar.
5-    Podemos perceber que a cada conquista do ser humano se instala um sentimento de satisfação e vitória que nos indica que estamos no caminho certo de nossos objetivos, muitas vezes até achamos que foi tudo ação do transcendental. As cenas em que os primatas comemoram a reconquista do fogo, após a “guerra” com outras tribos, as cenas em que, durante a noite, eles celebram essa conquista dançando ao redor do fogo; a cena cujo primata recebe o fogo na chegada dos três e o mesmo, ao receber o fogo, atravessa o lago com todo o cuidado para que não apagasse e todos do clã, se agitam em sua direção, na intenção de ajudá-lo a atravessar a água sem apagar fogo.
6-    As cenas que evidenciam o fato são as que demonstram o desenvolvimento da tribo da mulher, nos aspectos da comunicação, da moradia, da divisão do trabalho, enquanto a tribo, do primata protagonista, ainda habitava em cavernas, porém, já tinham uma grande noção de convivência grupal, com o estabelecimento de regras de conduta, por exemplo. Ainda podemos observar que num mesmo clã, há diferenças de evolução entre os primatas, pois enquanto um já constava com habilidades para o manuseio dos elementos da natureza outro ainda não. A cena que demonstra o argumento é a da colheita dos frutos, onde um dos primatas recolhia uma unidade e de seus braços caíam duas unidades; o manuseio do ovo, na hora da alimentação, sem quebrar a casca.
7-     Com o domínio do fogo e a confecção das primeiras ferramentas, o homem do Paleolítico foi vencendo várias barreiras. Percebeu que para conseguir alimentos tinham que haver cooperação e organização social. À medida que os humanos iam desenvolvendo soluções para superar os obstáculos da natureza, foram surgindo os primeiros clãs, com os conjuntos de família. A mulher tinha um papel importante de coesão, o modo de produção foi se modificando e a divisão de tarefas surgindo.

14 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou muito. O site é muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. galera mim ajudeii ai... sobre o filme guerra do folgo]
    1.1 Origem da Humanidade
    1.2 O nascimento da Ética e da Política na Sociedade Grega Ocidental.

    ResponderExcluir
  4. é tá complicado, pq achar " FOLGO" tá foda.

    ResponderExcluir
  5. gente me ajudem ,as características de cada tribo no filme a guerra do fogo me ajudem gente ..

    ResponderExcluir
  6. Gente me ajude ai preciso saber
    1) no filme podemos observar quatro grupo humanos diferente. Escreva quais as características de cada grupo aparacencia fisica como se vestiam linguagem e comunicaçao
    2)faça um comentario sobre a alimentaçao durante a pre historia
    3) como era o ambiente da terra naquela epoca
    4)quais eram os perigos que o grupo principal do filme teve que enfrentar
    5)qual descoberta importante desde periodo e por que motivo foi tao importante?

    ResponderExcluir
  7. Gente como cada grupo consegue o fogo?

    ResponderExcluir
  8. Como era a convivência dos homens na caverna ?

    ResponderExcluir
  9. Alguem pode me ajudar a responder qual é o papel da mulher no filme?

    ResponderExcluir
  10. gente me ajudem
    1- cite algumas utilidades do fogo?
    2- em que periodo da historia se passa o filme?
    3- qual a importancia da mulher no filme?

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, fico pasma com a preguiça mental das pessoas!!!

    ResponderExcluir
  12. além das diferenças entre os diferentes grupos também são perceptíveis as diferenças individuais entre os elementos de um mesmo clã,destaque-as ... alguém pode me ajudar cm essa ?

    ResponderExcluir