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sexta-feira, 16 de março de 2012

Introdução ao Estudo da História- Mário Schmidt



Conceito.
História é uma ciência que estuda a vida humana através do tempo. Estuda o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais. É no estudo do passado das sociedades que resgatamos e compreendemos as suas realizações, o que os motivou e os efeitos das transformações pelas quais passou a humanidade, reunindo elementos que ajudam a explicar a nossa atualidade.
Mas o estudo do passado e a compreensão do presente não se relacionam entre si de forma estreita e determinista. O passado não se repete em termos absolutos e por isso, as soluções de ontem não servem para os problemas de hoje.
No estudo da História não basta repetir conhecimentos acumulados, o que levaria em muitos casos a eternizar estruturas arcaicas ou de dominação nas quais uma classe oprime a outra. A História deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir uma sociedade mais digna, justa, livre e feliz.    

As Tendências da Historiografia.
Podemos definir a historiografia como o modo dos pesquisadores escreverem a História como ciência. As correntes são marcadas por três tendências:
  • HISTÓRIA DAS CÚPULAS: escrevia-se uma História onde predominava a versão dos vencedores, como as ações dos governantes e militares. 
  • HISTÓRIAS DAS BASES: defendida por Karl Marx, privilegiava o papel das classes populares e seus conflitos de interesses com as classes dominantes.
  • HISTÓRIA MÚLTIPLA: pesquisa baseada em diversos temas das ciências como a Sociologia, a Linguistica a Psicologia e outros.
A história múltipla é a atual corrente defendida pelos pesquisadores, a partir do século XIX. Surgiu quando os pensadores começaram a questionar as analises econômicas de Marx, percebendo que era possível a elaboração de uma História das estruturas ao nível dos elementos políticos, sociais e religiosos, além dos econômicos, analisando as concordâncias e discordâncias existentes entre esses elementos na busca de uma imagem mais ampla e global da sociedade.  
Os historiadores recorreram a outras ciências como a Sociologia, a Antropologia, Arqueologia, Política, Lingüística e a Psicologia para iniciar pesquisas de múltiplos temas da vida humana, como: a história das profissões, da infância, da loucura, da sexualidade, da feminilidade compreendendo a vida humana em toda a sua complexidade.



ATIVIDADES
1.     POR QUE O AUTOR CITA QUE O ESTUDO DO PASSADO E A COMPREENSÃO DO PRESENTE NÃO SE RELACIONAM DE FORMA ESTREITA E DETERMINISTA?
2.     QUAIS SÃO OS TEMAS ANUNCIADOS NOS TELEJORNAIS QUE SERVEM COMO ESTUDO PARA OS PEQUISADORES DA HISTORIOGRAFIA MULTIPLA?
3.     ATUALMENTE, QUAIS SÃO OS TEMAS QUE CIRCULAM NOS DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E QUE O HOMEM TEM VIVIDO NA SOCIEDADE COMO AUTOR PRINCIPAL SENDO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA AS SUAS ATITUDES NA BUSCA DE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA?




Respostas:

1-    O passado não se repete de forma estreita e determinada e as soluções de ontem podem não servir para os problemas de hoje. É preciso recriar as ações do homem devido as mudanças das condições sociais, políticas e econômicas.
2-     Assuntos da atualidade. A violência, o desemprego, a tecnologia, a saúde e outros.
3-    Assuntos da Atualidade. Meio Ambiente, Tecnologia, Educação, Consumo, Transporte, Moradia, Trabalho, Saúde.  
   

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