Conceito.
História é uma ciência que estuda a vida
humana através do tempo. Estuda o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram
enquanto seres sociais. É no estudo do passado das sociedades que resgatamos e
compreendemos as suas realizações, o que os motivou e os efeitos das
transformações pelas quais passou a humanidade, reunindo elementos que ajudam a
explicar a nossa atualidade.
Mas o estudo do passado e a compreensão do
presente não se relacionam entre si de forma estreita e determinista. O passado
não se repete em termos absolutos e por isso, as soluções de ontem não servem
para os problemas de hoje.
No estudo da História não basta repetir
conhecimentos acumulados, o que levaria em muitos casos a eternizar estruturas
arcaicas ou de dominação nas quais uma classe oprime a outra. A História deve
servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de
construir uma sociedade mais digna, justa, livre e feliz.
As Tendências
da Historiografia.
Podemos definir a historiografia como o modo
dos pesquisadores escreverem a História como ciência. As correntes são marcadas
por três tendências:
- HISTÓRIA
DAS CÚPULAS: escrevia-se uma História onde predominava a versão dos
vencedores, como as ações dos governantes e militares.
- HISTÓRIAS
DAS BASES: defendida por Karl Marx, privilegiava o papel das classes
populares e seus conflitos de interesses com as classes dominantes.
- HISTÓRIA
MÚLTIPLA: pesquisa baseada em diversos temas das ciências como a Sociologia,
a Linguistica a Psicologia e outros.
A história múltipla é a atual corrente
defendida pelos pesquisadores, a partir do século XIX. Surgiu quando os
pensadores começaram a questionar as analises econômicas de Marx, percebendo
que era possível a elaboração de uma História das estruturas ao nível dos
elementos políticos, sociais e religiosos, além dos econômicos, analisando as
concordâncias e discordâncias existentes entre esses elementos na busca de uma
imagem mais ampla e global da sociedade.
Os historiadores recorreram a outras ciências
como a Sociologia, a Antropologia, Arqueologia, Política, Lingüística e a
Psicologia para iniciar pesquisas de múltiplos temas da vida humana, como: a
história das profissões, da infância, da loucura, da sexualidade, da
feminilidade compreendendo a vida humana em toda a sua complexidade.
ATIVIDADES
1. POR
QUE O AUTOR CITA QUE O ESTUDO DO PASSADO E A COMPREENSÃO DO PRESENTE NÃO SE
RELACIONAM DE FORMA ESTREITA E DETERMINISTA?
2. QUAIS
SÃO OS TEMAS ANUNCIADOS NOS TELEJORNAIS QUE SERVEM COMO ESTUDO PARA OS
PEQUISADORES DA HISTORIOGRAFIA MULTIPLA?
3. ATUALMENTE,
QUAIS SÃO OS TEMAS QUE CIRCULAM NOS DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E QUE O HOMEM
TEM VIVIDO NA SOCIEDADE COMO AUTOR PRINCIPAL SENDO INSTRUMENTO DE
CONSCIENTIZAÇÃO PARA AS SUAS ATITUDES NA BUSCA DE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS
JUSTA?
Respostas:
1-
O
passado não se repete de forma estreita e determinada e as soluções de ontem
podem não servir para os problemas de hoje. É preciso recriar as ações do homem
devido as mudanças das condições sociais, políticas e econômicas.
2-
Assuntos da atualidade. A violência, o
desemprego, a tecnologia, a saúde e outros.
3-
Assuntos
da Atualidade. Meio Ambiente, Tecnologia, Educação, Consumo, Transporte,
Moradia, Trabalho, Saúde.
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